Sobre o PFF

Cursos de francês

Contato

O Paraná Fala Francês é um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI/Pr em convênio com a Universidade de Montreal (UdEM), a Universidade de Québec em Montreal (UqaM) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o objetivo principal de promover a internacionalização das instituições de ensino superior, incentivar a mobilidade e fortalecer as publicações científicas entre as instituições envolvidas em um ciclo de formação com duração aproximada de dois anos (240 horas), além dos cursos de Conversação em Língua Francesa, Fonética da Língua Francesa e Escrita Acadêmica, que complementam o ciclo de formação a partir do nível Básico.

Língua Francesa Iniciante:

Este curso é destinado a alunos iniciantes e tem como objetivo introduzir o aprendizado e o desenvolvimento de capacidades linguísticas basilares da língua francesa, com foco nos princípios mais básicos do idioma. Durante o curso, o aluno terá aulas que possibilitem a interação de modo simples, fazer perguntas e dar respostas sobre si mesmo e sobre os seus interlocutores, o local onde vive(m), as pessoas que conhece(m), as coisas que possui(em) e intervir ou responder a solicitações, utilizando enunciados simples acerca das áreas de necessidade imediata ou de assuntos que lhe são muito familiares.

 

Língua Francesa Básico:

 

Este curso tem como objetivo fortalecer as bases de conhecimento dos alunos que já possuem noções básicas da língua francesa. Durante o curso, o aluno será levado a se comunicar em tarefas simples e em situações cotidianas simples, a descrever de modo simples a sua formação e a falar de determinados assuntos que lhe são familiares e habituais, compreendendo frases isoladas e expressões frequentemente relacionadas a informações familiares, compras e meio circundante.

 

Língua Francesa Pré-intermediário:

 

Voltado a aprendizes que já possuam conhecimentos prévios em Língua Francesa e desejam continuar seu aprendizado, esse curso visa a compreensão de questões principais, quando usada uma linguagem clara e estandardizada. Durante o curso, o aluno será capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo e de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Ele poderá igualmente descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Língua Francesa Intermediário:

Esse curso visa a compreensão de questões relevantes, com uso de linguagem clara. O aluno desenvolverá a capacidade de de lidar com muitas das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, produzindo discursos adaptados e coerentes sobre assuntos familiares e de interesse pessoal. ​

Conversação em Língua Francesa – Básico a intermediário

 

Voltado a aprendizes que já possuam conhecimentos prévios em Língua Francesa, esse curso visa aprimorar as capacidades comunicativas em Língua Francesa, com foco na compreensão e produção oral e nas competências auditivas e de fala. Durante o curso, o aprendiz terá contato com ferramentas que permitam a compreensão de textos, compreensão fonética, compreensão global de textos diversos, sendo apto a realizar questionamentos apropriados à situação, elaborar e emitir opiniões acerca dos temas abordados, a fim de auxiliar os aprendizes a ampliar seu contato com a Língua Francesa.

Fonética da Língua Francesa

Voltado a aprendizes que já possuam conhecimentos prévios em Língua Francesa e desejam aperfeiçoar-se, neste curso, serão disponibilizadas ferramentas para o desenvolvimento das habilidades fonéticas em Língua Francesa, com foco na recepção e produção orais no idioma.

Escrita acadêmica em Língua Francesa

Voltado a aprendizes que já possuam conhecimentos prévios em Língua Francesa e desejam aperfeiçoar-se, neste curso, serão disponibilizadas ferramentas para o desenvolvimento das habilidades escritas em Língua Francesa, com foco na recepção e produção escritas no idioma. O aluno terá contato com textos da esfera acadêmica, resumos, relatos e resenhas, bem como a operadores textuais que lhes permitam expressar suas ideias. A Escrita acadêmica em Língua Francesa busca oferecer técnicas para ler, decodificar e compreender as informações de textos das principais categorias acadêmicas, reformulando-os em discurso próprio.

E-mail:

paranafalafrances@uem.br