top of page

PFI realiza encontro estadual com delegação canadense para qualificação linguística e profissional

A Coordenadora Estadual do Programa “Paraná fala Idiomas”, Profª. Drª Eliane Segati Rios, reuniu os coordenadores institucionais, professores e estagiários das sete universidades do Estado. O encontro, cujo objetivo é o de promover formação pedagógica e capacitação linguística das equipes, foi realizado no período de 9 a 12 de março, em Curitiba, no campus da Faculdade de Artes da Unespar, com a participação dos parceiros do Programa do Canadá.

Equipe - Paraná Fala Inglês


Nos dias 9 e 10, as equipes do Paraná fala Idiomas/Inglês participaram de um workshop sobre a plataforma SMRT English, que hospeda alguns dos materiais utilizados pelo Programa no ensino do idioma. A formação foi realizada pela Elana Palmer, orientadora pedagógica e Paulo Silva, representante da SMRT Brasil. Já nos dias 11 e 12, o encontro foi voltado à formação pedagógica das equipes do Paraná fala Idiomas/Francês, ministrado pelo Diretor do Departamento de Idiomas da Faculdade de Comunicação da Université du Québec à Montreal (UQÀM), Nelson Carey, juntamente com a Professora Mestre em Idiomas (UQÀM) – Annie Desaulniers.


Equipe - Paraná Fala Francês


Durante os encontros, a Coordenadora Estadual, Profª. Drª Eliane Segati Rios ressaltou o impacto das parcerias internacionais para o crescente reconhecimento e valorização do Programa em nível nacional e internacional. “O Programa visa apoiar o desenvolvimento das ações de internacionalização das Universidades Estaduais do Paraná, bem como valorizar a formação multicultural e multilinguística para a qualificação da nossa comunidade universitária e, por conseguinte, do nosso Ensino Superior”.

Profª. Drª Eliane Segati Rios


A Coordenadora Estadual ressalta, também, as ações em atendimento a públicos específicos, como escrita acadêmica, em parceria com o Conselho Britânico, do inglês como meio de instrução, em parceria com a Cambridge Assessment English, além de oportunidades de mobilidade internacional virtual e física. Os encontros são semestrais e promovem, além de reuniões de planejamento para o semestre letivo e workshops, a definição de novas propostas de parcerias para o desenvolvimento de projetos conjuntos.


O Programa Paraná fala Idiomas é inédito no país, no sentido de promover a internacionalização por meio do fortalecimento de uma políticas linguística integrada entre as sete Universidades Estaduais e faz parte do projeto estratégico da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado, juntamente com a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) e as sete Universidades Estaduais do Paraná.

56 visualizações0 comentário
bottom of page